Brincadeiras à parte, as vezes os homens não se importam muito com o calçado enquanto acessório de estilo. Claro que conforto e praticidade são fatores essenciais, mas eles trazem tanto impacto que é um desperdício simplesmente serem usados de maneira automática, sem combinar com o resto... e no fim, acaba usando o tal do sapatênis com qualquer roupa.

Que tal variar? Vamos ver tudo que pode ser explorado?

Oxford

oxford masculino

É um dos modelos mais clássicos do "sapato social", com bico mais fino, podendo ser até envernizado. Ele é chamado assim porque alunos de Oxford começaram a usar bastante o modelo. O detalhe do modelo são os furos dos cadarços feitos diretamento no couro do sapato. Clássico e neutro.

Quando?

Momentos mais formais como casamentos e festas é o seu uso mais comum, mas também pode ser usado até com jeans+camisa+blazer no trabalho, se quiser ter mais conforto sem perder a elegância. 

Combina com o que?

looks masculinos com sapato social

 

Derby

derby masculino

Parece o Oxford, mas se olhar com atenção dá pra sacar logo a diferença, que são essas abas laterais pra amarração do cadarço que parecem ser "coladas por cima". Alguns possuem uns detalhes extras como o bico mais largo e desenhos no couro, deixando ele mais casual.

Quando?

Por ser mais casual que o Oxford, combina com looks menos formais que vão do trabalho ao jantar especial. 

Combina com o que?

looks masculinos com sapato derby

Brogue

brogue masculino

É o sapato com firulas. Podendo ser derby, oxford... Cheio de adornos e perfurações que criam padrões deixam o sapato social menos boring e mais estiloso. Claro que a origem não era estética, era pra ajudar a tirar á agua quando precisavam passar por uma riacho ou coisa do tipo, hoje é só história... e uma opção pra quem gosta de peças fora do comum.

Quando?

Dá pra substituir o oxford em eventos sociais, mas também em looks menos formais, principalmente se for marrom. 

Combina com o que?

 Looks Brogue

Monk

monk double strap masculino

Esse é o modelo pra quem não abre mão da praticidade mesmo em momentos mais formais. O monk ou o double monk straps que é o que tem duas fivelas são sapatos inspirados nos usados pelos monges láaa atrás e eles não tem cadarço, por isso são menos formais mais ainda se enquadram na categoria sapato social.

Quando?

Duplinha com o Derby, looks arrumados menos formais e pra quem gosta de modelos fora do comum. 

Combina com o que?

Looks masculino com sapao monk strap

 sapato social masculino com elastico - side gore

Side Gore

Muita gente acha que é o sapato social dos preguiçosos, porque tem elástico nas laterais. Mas por conta de ser mais liso e muitas vezes com o bico mais largo ele não é tão social quanto o oxford, derby ou monk. Claro que dá pra usar, mas ele é pra situações mais de boa.

Quando?

No trabalho ou em momentos que precisa ter mais formalidade. 

Combina com o que?

looks masculinos com sapato side gore

 

Mocassim

mocassim masculino

Esse tema história conectada com os índios norte-americanos e também levanta a bandeira da praticidade. Só enfiar o pé e pronto. Esse modelo apresenta muita variação de cores e texturas, saindo do couro, que é o mais formal e indo até pra tecidos, dá pra ter vários e explorar as combinações.

Quando?

Momentos casuais sempre, vai do jeans à bermuda. Vai do seu estilo deixar o look mais coxinha ou mais tranquilão. 

Combina com o que?

 

Loafer

loafer masculino

É o mocassim arrumado, rs... geralmente tem um detalhe na parte de cima, uma tira de couro, uma fivela ou até detalhe metálico. Por ter essas firulas ele fica mais formal, podendo ser usado com peças mais finas.

Quando?

No trabalho, eventos sociais e em momentos que quer estar mais arrumado sem precisar por um sapato social.

Combina com o que?

 

Dockside

Dockside masculino

Ele é aquele sapato que mistura mocassim, com tênis e uma pegada náutica. Possui cadarço que paça por ilhoses, solado emborrachado e elástico na lateral. É bem casual e um grande substituto pros sapatênis.

Quando?

Em saídas mais tranquilas, como cinemas e churrascos. Ele combina bastante com bermudas por conta da estética náutica, só não use com meia (fica bizarro).

Combina com o que?

Bota 

bota masculina

Veio da guerra, depois virou sinônimo de roqueiro e motoqueiro e hoje é uma opção excelente pra quem gosta de conforto mas não curte ou acha que não combina com mocassins ou docksides e não quer usar tênis, pois quer evitar o aspecto esportivo. 

Quando?

Dia a dia, fica perfeito com calça jeans e camiseta.

Combina com o que?

 

Outubro 10, 2017 por Babi ;)

Deixe um comentário