Você tem uma jaqueta aí no armário? Pode ser jeans, de couro, camurçado... o importante é ter essa peça classica pra conseguir ficar mais estiloso no frio sem perder a jovialidade e uma estética mais cool. 

Acaba que blazer, sueters e afins deixam o look muito elegantão e tem hora que a gente que sim se manter mais casual sem ter que apelar pros moletons cierto? Lembra da história dos dress codes? Jaqueta cai perfeitamente nos estilos passeio e esporte! Se liga!

Então vamos ver como as jaquetas podem ser nossas parceiras? É aquele história infalível da terceira peça que já falamos por aqui

E pra deixar bem claro que essa peça é pra você sim, depois das dicas básicas vamos apresentar os diferentes cortes do modelo e um compilado com muita foto inspiração pra combinação de peças pro look.

É normal ter na cabeça que jaqueta é aquela peça de couro preta de motoqueiro e desistimos de investir $$$$ ao comprar uma, por achar que não tem haver com a gente e nem que vai dar pra sair sem parecer fantasiado.

Relaxa, que estamos aqui pra mostrar que jaqueta é muito mais do a pretona, e mesmo ela pode ser usada e abusada sendo você rockista ou não! Certeza que vai ter um modelo que tenha muito a ver com você e seu estilo! 

 

5 Dicas Básicas das Jaquetas

1. Evite usar com bermuda ou short, a proporção fica estranha e desconexa. Mas assim, o look é seu né? Se achou que ficou bom...

2. Aposte da camiseta, ela é a melhor amiga da jaqueta. Assim como camisas e até moletons!

3. Xadrez também faz sucesso no combo. Só cuidado pra não parecer que tá indo na festa junina!

4. Não fique só na bota, dá pra usar até tênis mais urbano pra equilibrar a brutalidade. Só não inventa de por o tênis da academia hein?

5. Abuse do Jeans. Ele tem a carga máxima de casualidade e por isso quebra o aspecto mais pesadão da jaqueta.

 

Agora que já escreveu as 5 regras na memória, vamos dar uma olhada nos modelitos? Qual tem mais a ver com você?

 

Jaqueta Varsity

jaqueta varsity ou colegial

Ela é a jaqueta que cansamos de ver em filmes de universidade americana, principalmente da galera do time de futebol. Sua maior marca é o acabamento na gola, mangas e na base com cores ou listras contrastantes.

Ela é mais casual e ótima pra usar no dia a dia, porque tem diversas cores e acabamentos. Das mais sóbrias às mais coloridas que fazem a referência colegial ficar mais óbvia.

Lógico que ela naturalmente tem uma pegada mais esportiva, então se quiser minimizar isso vale usar botas, cores neutras e calças com tecidos mais duros.

looks com jaqueta universitário

Jaqueta Bomber

 Jaqueta Bomber

Outro modelo perfeito pro dia a dia. Não tem gola e tem um corte mais contemporâneo, inclusive com uma barra elástica nas mangas pra usar puxada na hora de usar.

Em geral é a que varia mais nos tecidos disponíveis, tendo desde o clássico couro à tecidos mais finos e até bordados, o que é massa porque no nosso clima tropical as vezes fica difícil de tirar a jaqueta do armário, e com a bomber do tecido certo, facilmente você vai conseguir fazer sobreposições sem esperar o inverno e montar diversos looks estilosos.

Esse é o modelo que vale ter mais do que uma peça, porque vai ser bem usada sempre.

 jaqueta-bomber-looks

Jaqueta Perfecto

Jaqueta Perfecto ou Motorcycle

Essa é jaqueta clássica das clássicas, a que vem no imaginário de todo mundo ao pensar na rebeldia que essa peça trás. O que muita gente não sabe é que o nome Perfecto não se diz apenas pelo modelo, com essa cola imponente com botões, bolsos diagonais laterais e cinto na barra.

O nome é tipo o nosso Bombril, já que se refere apenas as jaquetas "bikers" produzidas pela Schott NYC, marca que fez o primeiro modelo em 1920 a pedido da Harley Davidson. Mas não adianta, falou em Perfecto é nesta clássica jaqueta que estamos nos referindo.

Legal é que ela deixou de ser apenas item de motoqueiro ou metaleiro. É uma das peças mais clássicas do armário masculino, que vai do casual até o social, se você quebrar um pouquinho a cabeça.

looks com jaqueta perfecto

Jaqueta Biker 

Jaqueta Biker

 

A Biker, como já falei lá em cima é considerada pelos mais ortodoxos, o modelo assinado como Perfecto. Se você for procurar em imagens na internet, vai ver que quando buscar pela Biker, vai aparecer uma enxurrada de Perfectos. Então por que dividimos aqui?

Acontece que uma galera pra poder de fato separar os dois estilos está assumindo a Biker como a modelagem mais clean da Perfecto. E que que é isso na prática? Bolsos mais discretos... A super gola com botões metalizados foi substituída pela gola oval e algumas texturas bordadas foram adicionadas ao couro.

Então esse modelo é justamente pra quem curte ou quer ter uma jaqueta de couro, mas com um corte mais urbano e menos revolts. Claro que ela ainda tem todo o aspecto motoqueiro sim, esse é o grande poder do couro, mas já é um modelo mais fácil de combinar e achar em cores mais claras, o que ajuda muito em quebrar a aura do pretão.

 

Looks com jaqueta biker

Jaqueta Denin (jeans)

Jaqueta Jeans

Eita! Um estilo apenas pra falar que a jaqueta é jeans? Pode parecer exagero, mas o Jeans é tão importante na moda que a jaqueta usando esse tecido se tornou sim um corte específico.

Mais do que o material, ela tem algumas características marcantes, como os bolsos grandes na altura do peito e o fechamento botões. E por isso, apesar da maioria ser Jeans Jeans Jeans mesmo, você consegue encontrar esse corte em outros tecidos, como o camurçado por exemplo. 

Essa é de longe a jaqueta mais casual. Não tem como bater o jeans nesse quisito certo? E esse é justamente o contraponto que você vai equilibrar na hora de se vestir, não dá pra parecer que você é um cara recém saído de um filme da década de 90. Então é bom usar com tons escuros, sapatos menos casuais e até complementar com acessórios, pra dar um up no look.

look com jaqueta jeans masculina

Jaqueta Aviador

jaqueta aviador

O último modelo é o mais difícil de encontrar em Terras Brasilis, pelo motivo de ser o mais quente de todos. Muito provavelmente você já viu essa jaqueta em filmes de guerra com aviadores, e é justamente daí que vem o nome. Ela é tipo a Bomber só que com a gola com esse material mais quente.

Em geral é pele de carneiro ou ovelha, mas já há vários modelos sintéticos e até alguns que saem caso não esteja tãaaao frio assim.

Ela tem um impacto visual bem grande, até por ser diferente. Então quem for mais estiloso dá pra explorar muito ela e pra quem é mais discreto, é só equilibrar com peças mais neutras.

looks com jaqueta aviador

 

Deixe um comentário