Cores. 

Eu escuto desde criança: "Sapato preto e meia preta não tem como errar." 

E assim, passamos toda nossa vida... usando cores básicas e sem coragem testar coisas novas com medo de errar e parecer ridículo.

Mas como fazer para experimentar coisas novas? Testar algumas combinações inusitadas e principalmente, como sair do básico e mandar bem?

Preparei este guia básico para ajudar você a sair do preto, branco e cinza e se destacar na multidão.

 

Entendendo o que é uma combinação de cores.

 A primeira regra básica é entender o que é uma combinação de cores. Se olharmos o círculo cromático existem algumas formar de combinar cores. As mais simples são: combinação por semelhança ou combinação por contraste.

A combinação por semelhança consiste em pegar cores mais próximas uma das outras no círculo e fazer o que o pessoal costuma chamar tom sobre tom

Já a combinação por contraste é quando você pega cores opostas no círculo e faz a combinação. Se você reparar bem, as cores opostas no círculo tendem a ser uma mais "quente" e uma mais "fria". É justamente essa diferença que faz com que essas cores acabem trabalhando bem em conjunto.

Essas combinações são básicas. Existem outras caso queira se aprofundar.

 

Aplicando as combinações nas roupas

Bem, na teoria as coisas são sempre simples. Mas e na prática? Como fazer para combinar roupas e acessórios? É claro que não vamos sair vestindo uma camisa roxa com uma calça amarela. Apesar dessas duas cores combinarem, se vestir inteiramente com elas na maioria dos casos não vai ficar muito bom.

 

Cor base

A forma mais simples de combinar cores é partir de uma cor base. Geralmente essas cores base são cores sóbrias que não competem por atenção. E aí sim as cores do círculo cromático entram como pequenos detalhes, que demonstram intenção.

Abaixo fiz uma lista com algumas cores que podem ser usadas como base:

Combinação de cores de roupas masculinas

A vantagem de começar por uma calça ou bermuda com uma cor sóbria é que com poucas peças no seu guarda-roupas é possível compor uma infinidade de combinações.  

 

Exemplos de looks

Uma forma bem segura de começar a explorar novas cominações de cores é usando uma peça clara e a outra escura, fazendo contraste entre elas.

 

Exemplo 1: calça bege + camisa azul marinho e calça bege + camisa vinho.

Exemplo 2: calça creme + camisa verde marinho e calça creme + camisa preta.

Exemplo 3: calça preta + camisa turquesa  e calça preta + camisa vinho.

 

Exemplo 4: calça cinza + camisa roxa e calça cinza + camisa azul claro.

Novas combinações de cores

Agora que você já possui alguns exemplos de uso de uma cor base + uma cor mais vibrante, hora de experimentar novas combinações um pouco mais ousadas.

A utilização de pequenos detalhes nas cores complementares podem ser um ótimo começo para fazer experimentações.

A meia alaranjada ao mesmo tempo que é ousado é discreto, pois só aparece em poucos momentos e mesmo assim só um pedacinho.

combinação de cores estilo masculino

Um outro exemplo é o uso de um acessório como um relógio, pulseira ou óculos em cor contrastante às demais

Combinação de cores estilo masculino

Próximos passos

Este post tem a intenção de ajudar quem quer começar a explorar e sair do básico. Todos os exemplos aqui foram feitos para ajudar nessa exploração inicial. Dar um up no seu estilo é sempre uma questão de dar pequenos passos e descobrir o que funciona melhor para você e para o contexto no qual você está inserido.

Aqui dei alguns exemplos com um traje um pouco mais arrumado (calça + camisa social + sapatos), mas essa lógica pode ser explorada em qualquer contexto, tanto mais formais quanto mais casuais.

Depois que você estiver dominando é hora de explorar o poder da terceira peça (veja mais aqui neste post da Babi), outras cores de sapatos e acessórios, como pulseiras, colares, relógios, scarfs, meias coloridas, o céu é o limite! 

Deixe um comentário