É muito comum as pessoas falarem que não tem tempo para fazer as coisas porque acorda muito cedo, ou porque emenda trabalho, academia e faculdade e fica tudo muito corrido. 

Porém isso não significa que você precisa sempre viver correndo, com pressa ou atrasado. É possível fazer tudo que você deve e ainda fazer de forma bem feita e com calma. 

Você só precisa criar um sistema que funcione para você.

Preparei aqui neste post 3 dicas para pessoas que possuem pouco tempo:

 

Crie uma rotina

O ser humano foi feito para ter rotinas. Isso não quer dizer que todos precisamos ter aquela vida monótona "rotineira" que todo mundo fala. Rotinas, nada mais são que passos iguais feitos em um determinado período de tempo.

Quando digo que os seres humanos foram feitos para ter rotina, significa que nosso cérebro evoluiu para resolver as coisas sempre da maneira com o menor custo energético possível.  Ter uma rotina é uma forma de economizar muito esforço tendo que inventar ou descobrir coisas novas toda vez que for fazer alguma coisa. 

Então criar rotinas, por exemplo, pode ser você já saber quais são todas as coisas que você precisa fazer todos os dias pela manhã e fazer sem ter que pensar nelas.

Comece marcando o que você tem que fazer ou gostaria de fazer todos os dias e quanto tempo cada uma dessas coisas demora se você fizer tudo calmamente e sem pressa.

 

Adiante algumas coisas no dia anterior

Muitas das coisas que precisamos fazer quando vamos nos arrumar já podem ser resolvidas no dia anterior. Uma ótima dica é já escolher na noite anterior e deixar separado o que você vai vestir no dia seguinte, tirar do armário e colocar em cima de uma mesa ou cadeira.

Se você frequenta academia e precisa tomar banho fora, uma excelente estratégia é também já deixar sua mala da academia pronta no dia anterior e também todos os seus lanches prontos em uma bolsa já dentro da geladeira, pra você só abrir e pegar no dia seguinte.

 

Não pule nenhuma etapa

 A importância de ter esse sistema é não precisar pular nenhuma etapa. Ou seja, você poder tomar banho e se arrumar direito, poder tomar café da manhã, poder levar seus lanches mais saudáveis e não ter que comprar besteira na rua e por ai vai... 

Você só precisa pular etapas quando não se planeja direito e o maior problema disso é que acabamos passando a nossa vida inteira sem nos arrumar direito, sem comer direito, sem fazer exercícios, sempre atrasados e com pressa... E ai a qualidade de vida fica totalmente em segundo plano, andamos com pressa, muitas vezes queremos compensar no trânsito dirigindo de forma imprudente e fazemos várias coisas no automático porque fazemos uma coisa já pensando na próxima.

Então a ideia é liberar mais tempo para nós mesmos, priorizando as coisas importantes e principalmente vivendo com mais calma, pois as coisas básicas do nosso dia já estão planejadas e tudo dentro do seu tempo.

 

Exemplo 

Vamos supor que eu demoro 15 minutos para levantar depois do alarme (gosto de ter esse tempo pois me faz bem não precisar levantar correndo), demoro + 15 minutos tomando banho, + 5 minutos me secando, + 15 minutos escolhendo uma roupa e me vestindo, + 10 minutos penteando o cabelo e escovando os dentes, + 15 minutos preparando meu lanche para então sair de casa.

Nesse cenário demoro 1:15 desde a hora do meu alarme até sair de casa. Considerando um tempo de 20 minutos (sem trânsito) entre a minha casa e o meu trabalho, para eu estar às 8:00 no trabalho, preciso sair de casa às 7:40. Como eu demoro 1:15 entre acordar e sair, eu preciso colocar meu alarme pra 6:25 pra fazer tudo calmamente. 

Se isso não me incomodar e esse horário estiver tranquilo, não tem nenhum problema. Porém se eu quiser esticar mais na cama eu vou ter que abandonar alguma coisa, geralmente tomamos um banho mal tomado ou deixamos pra lá o lanche e comemos qualquer besteira na rua. E ai começa aquele ciclo citado anteriormente.

Então nesse mesmo cenário, se eu deixar meu lanche pronto no dia anterior e também já deixar minha roupa separada, eu ganho no mínimo 25 minutos no dia seguinte. Sem fazer nenhum esforço. Isso significa fazer as coisas com mais calma, chegar mais cedo no trabalho e não trocar meu lanche por besteira na rua. 

 

Reparem que é uma modificação muito simples e que requer pouquíssimo esforço, mas que gera um impacto enorme no dia seguinte e principalmente na sua qualidade de vida. 

A dica mais importante é: Entenda a sua rotina, seu tempo de fazer as coisas e o que você pode adiantar no dia anterior para tornar seu dia seguinte mais prático. 

Dessa forma você verá seus dias mais tranquilos, saudáveis e principalmente com menos stress. 

 

Deixe um comentário