O que significa dar um up no seu estilo?

Dar um up no estilo significa melhorar seu estilo, torná-lo mais condizente com a sua situação atual. 

Significa fazer mudanças radicais no seu guarda-roupas?

Não.

Significa jogar tudo que você tem fora e comprar novo?

Não.

Significa gastar rios de dinheiro comprando coisas novas?

Não.

Preparei aqui algumas dicas de como dar um up no seu estilo sem precisar trocar seu guarda roupas inteiro ou gastar uma fortuna de uma só vez.

 

Limpa no guarda-roupas

A primeira dica é dar pequenos limpas no nosso guarda-roupas. É comum nós olharmos nosso closet e ele estar cheio de roupas, muitas delas nós nunca usamos esperando aquela situação ideal que nunca chega.

No fim das contas, nós sempre usamos as mesmas roupas, aquelas que gostamos, que nos fazem sentir bem, que tem um ótimo caimento e nos fazem sentir confortáveis com nós mesmos. 

Mas pelo fato de termos um armário cheio de roupas novas que nunca usamos, acabamos achando que não precisamos de peças novas. 

O problema de termos várias roupas que não usamos é que elas ocupam espaço e nos fazem pensar que temos muitas roupas, quando na realidade nós temos poucas e o restante está só ocupando espaço. 

Então, de tempos em tempos, dê uma geral no guarda-roupas, pegue aquelas peças que não são usadas há muito tempo e dê para algum amigo, primo, parente ou instituição de caridade. Além de liberar espaço você vai se sentir muito bem por ter ajudado alguém.

 

Peças que façam várias combinações

Um excelente primeiro passo para dar um up no estilo é comprar  peças que combinem entre si. O legal dessa estratégia é que com poucas peças você consegue compor inúmeros looks que são completamente diferentes entre si. 

É muito legal, comprar aquela camisa que muitas vezes tem uma cor mais chamativa, como um laranja ou amarelo. O problema é que por serem cores muito marcantes, sempre que usarmos essa camisa ela chamará a atenção. Então o ideal é dar algumas semanas de intervalo antes de repetir novamente aquela camisa de cor mais vibrante.

Nosso post Como fazer quando precisamos renovar nosso guarda-roupas pode ajudá-lo a começar a montar essas combinações básicas.

 

Aprenda a cuidar das suas roupas

Cuidar apropriadamente das nossas roupas não é a tarefa mais simples do mundo. Entender aqueles símbolos que vem na etiqueta então... é quase um trabalho para profissionais. No fim das contas, muitas vezes optamos por usar menos nossas roupas mais legais para não estragá-las e termos sempre algo novo para usar em situações especiais. 

Mas é possível cuidar bem das nossas roupas e lavar e passar corretamente e mantê-las como novas por bastante tempo. 

A primeira coisa que precisamos entender é que o que normalmente estraga nossas roupas não é o uso, mas sim a lavagem. Quando lavamos nossas roupas os produtos químicos usados para a limpeza desgastam pouco a pouco as fibras dos tecidos. Então, usar detergentes e amaciantes de boa qualidade irão aumentar drasticamente a durabilidade da sua roupa, assim como ciclos de lavagem para roupas delicadas, quando lavamos roupas que não ficaram sujas ou suadas.

Nesse ponto a qualidade da roupa também é um fator importante. Quanto melhor for a qualidade dela e melhor for a qualidade do tecido, mais ciclos de lavagem ela  irá suportar sem apresentar sinais de desgaste. 

 

No geral, devemos evitar produtos muito pesados como alvejantes, lavar as roupas com a água muito quente e também ciclos de centrífuga muito fortes ou muito longos. Evitar o uso de secadora de roupas para não tão amassada, o que evita o uso de ferro de passar muito quente. Secar suas camisas usando um cabide para a roupa manter seu formato original e se for lavar as roupas à mão, o principal cuidado é para não torcer as roupas.

 

Aposente os tênis de corrida e sapatênis 

Ok... esse aqui é polêmico... Tênis de corrida e sapatênis são sempre versáteis e confortáveis. Então porque devo aposentá-los?

Bem, os tênis de corrida a principal razão é que eles são para... adivinhem... corrida! Isso mesmo. Se você não está correndo, na academia ou fazendo exercícios, simplesmente não tem porque usar. Mesmo aqueles de cor mais sóbria. 

E o sapatênis? Vamos ser sinceros, nós homens somos seres práticos! Isso é um fato. O sapatênis não é tão casual quanto um tênis de corrida, é confortável, dá pra usar com calças e bermudas. Com um par de cor clara e um de cor escura você resolve todos os seus problemas. É perfeito, certo? Errado! Esse é o problema. Esse calçado se propõe a fazer tantas coisas que acaba não fazendo nada direito. 

No momento em que você opta por aposentar seus sapatênis você abre espaço para uma série de calçados muito mais estilosos e diferentes do básico.

Separei aqui algumas opções de excelentes calçados para substituir os tênis e os sapatênis:

Bota

Mocassim ou drive

Oxford ou sapato casual

Tênis retrô 

 

Dê prioridade ao seu estilo

Por fim, se importe com o seu estilo e como você se apresenta para o mundo. Separe alguns minutos do seu dia para pensar no look que você irá usar ao invés de simplesmente pegar a primeira camisa e primeira calça que encontrar pela frente. Vá ao pinterest e busque por looks masculinos ou men's style para ver referências de estilo e combinações de cores. 

Quando damos importância ao nosso estilo, nós procuramos saber mais sobre ele. Separamos tempo e parte do nosso orçamento mensal para renovar e adquirir peças e acessórios novos para estarmos sempre na nossa melhor versão.

Deixe um comentário